quarta-feira, 13 de junho de 2007

Porque é importante poupar água?


Se pudéssemos olhar a Terra à volta, veríamos uma grande esfera azul pois o mar envolve quase todo o planeta.
Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante. Ou seja: quase 2/3 do planeta são cobertos de água.
Mas a maior parte dessa água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água do mar, muito salgada para beber; 75% está congelada na Antártica na região do pólo Norte; 1,243% fica escondida no interior da Terra. Sobram apenas 0,007% de água potável pois só essa pode ser consumida pelo ser humano.
A água é também muito importante para a vida dos animais pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, e o mesmo acontece com o Homem.



Grande parte do corpo humano é constituída por água, assim como em todos os outros seres vivos: é o elemento em maior quantidade nas células e no sangue e também na seiva das
Sem água, o planeta não teria vida!




Os Maus Hábitos


Cozinha:


Antes de lavar os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os com papel.Se necessário deixe "de molho" os tachos e panelas.Não lave a loiça em água corrente. Utilize a Bacia do Lava-Loiça ou alguidar. Não lave a loiça peça a peça, junte-a e lave-a uma a duas vezes por dia.Use a mínima quantidade de detergente necessária para uma lavagem eficaz. Poupará água e detergente.



Lavagem de Roupa:
Uma máquina de roupa consome 150 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e pode depois utilizar a água para lavar o chão da cozinha.


Máquina da Loiça:
Se tiver máquina de lavar loiça, não ponha a trabalhar sem a carga completa. Lembre-se que quando a liga, ela consome 60 litros de água.



Duche:
Num duche gasta 25 litros se demorar 5 minutos. Mais é desperdiçar tempo e água.



Autoclismo:
Em cada descarga do autoclismo gasta 10 a 15 litros de água.Deve utiliza-lo só quando for necessário.Não transforme a sanita em recipiente de lixo. Restos de comida, cabelos, papeis, cigarros (bem apagados) vão para o lixo.



Banhos de Imersão:
Num banho de imersão gasta pelo menos 3 vezes a quantidade de água utilizada para tomar um duche.Tome duche em vez de banho de imersão e não se esqueça: seja rápido e enquanto se ensaboa não deixe correr a água do chuveiro.



Lavatório:
Enquanto escova os dentes ou se barbeia feche a torneira.Assim poupará 10, 20 ou mesmo 30 litros de água.



Rega:
Há plantas que necessitam de pouca água. Evite regá-las sem necessidade.Se possível utilize água de poços ou ribeiros ou mesmo água de lavagem de legumes e frutos.Regar de manhã cedo ou à noite é poupar água que se perde com o calor do sol.



Poupar Água – Regras a Cumprir



· Não deixe torneiras a pingar, feche-as bem.
Se estiver avariada mande repará-la rapidamente.
· Não perca tempo a mandar arranjar o autoclismo
Quando verificar a existência de fugas.
· Chame o canalizador sem demora quando tiver um cano rebentado.
· Se houver cortes de abastecimento de água na zona onde vive armazene a quantidade que necessitar.
· Se lhe sobrar água da distribuição anterior não a deite fora.
· Se detectar alguma fuga numa boca de rega ou noutro ponto da conduta contacte sem demora a sua Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal.
· Reutilize a água que puder.
· Em casa, na escola, nos locais de trabalho, reduza o consumo.

Sem comentários: